terça-feira, 27 de setembro de 2011

tudo novo de novo

#Comofaz se você mudou de escola
Em primeiro lugar, não se sinta obrigada a curtir o novo colégio de cara. É normal que você se sinta meio esquisita no meio daquele bando de gente nova e, ainda por cima, com um método de ensino e professores que você não conhece. Só que isso também não deve servir de desculpa para achar tudo chato e fechar a cara. Se fizer isso, não vai ganhar nada e ainda vai zerar as oportunidades de atrair gente legal para o seu lado.Agora, se fizer um esforcinho para sorrir, tentar ser gentil e demonstrar interesse pelas pessoas, mesmo sendo tímida, você vai conseguir se enturmar. E veja pelo lado bom: depois da fase de adaptação, vai ter ainda mais amigos do que antes, contando os colegas da escola antiga - que você pode continuar a encontrar, se quiser! - e os da nova. Não é tão ruim quanto parece, vai!

Deu certo comigo:
"Eu mudei de escola no meio do ano e percebi que tinha várias panelinhas na classe nova, logo no primeiro dia de aula. Levou tempo, mas eu aprendi que o melhor era me afastar daquelas pessoas que me zoavam e me excluíam e me aproximar de quem realmente tinha a ver comigo. E sempre tem alguém legal por perto. Eu continuei sendo eu mesma, não mudei para agradar aos outros e, por causa disso, acabei fazendo várias amizades".
Gabriela Mendes, 13 anos

#Comofaz se sua amiga mudou o horário de aula
Que tal combinar com a sua BFF de fazerem uma ou outra atividade juntas, para continuarem se encontrando toda semana? Pode ser um esporte, uma aula de dança ou até um curso de inglês. Daí, apesar de não poder vê-la todos os dias, é certeza que não vai morrer de saudade. Nos finais de semana, reforce o grude: convide-a para dormir na sua casa, passem o dia no shopping e curtam muito. Se continuarem realmente dedicadas à amizade, ela não vai mudar nadinha.

Deu certo comigo:
"A amizade pode ser mantida mesmo que as duas pessoas estejam muito distantes. Mas se existe a possibilidade de se encontrarem, pelo menos de vez em quando, melhor ainda. Tenho uma amiga que mudou de turma e nós conversamos pelo computador, mas também fazemos vários programas juntas. Acho que os momentos que ficam na memória são aqueles vividos ao vivo. Então, vale a pena fazer um esforço para ver a pessoa, sempre que possível".
Aline Ramos, 12 anos

Sai dessa panela!
Toda classe tem a turma do fundão, dos que adoram estudar, a galera que é superpopular e a que detesta estar no centro das atenções... São as famosas panelas, grupinhos onde se reúnem pessoas que têm mais ou menos os mesmos gostos e as mesmas ideias de como se divertir. E se você também faz parte de uma panelinha no colégio, ótimo! O problema não é se identificar e curtir uma galera, o ruim é achar que só aquelas pessoas são legais e simplesmente ignorar o resto. Pensa bem: mesmo que você não queira ser a BFF daquela garota que senta na primeira fileira e é quietinha, isso não a impede de tentar conhecê-la melhor e de fazer alguns trabalhos com ela de vez em quando, não é? Afinal, por trás de uma pessoa que você acha estranha ou chata, pode ser que encontre uma amiga superlegal e dedicada. Na dúvida, pelo menos faça o teste.

Na maioria das vezes, voltar à escola no meio do ano é uma delícia: a gente fica morrendo de saudade da galera e já sabe mais ou menos o que vai encontrar. Diferente do início do ano, quando todos os professores mudam e muitos colegas novos surgem, do nada, na vida da gente.

Agora, se a sua melhor amiga resolveu mudar de escola ou se aquela professora que era um doce também deu o fora sem muitas explicações, não vai adiantar nada ficar reclamando o resto do ano letivo. O melhor é ver o lado bom da história. E se você está tão arrasada que não consegue nem fazer isso, a gente ajuda. Aí vão algumas dicas espertas de quem entende do assunto: psicólogos e leitoras da Atrevidinha que já passaram por essa situação - e superaram a crise!


#Comofaz se sua professora preferida foi embora
Mantenha contato com ela, peça o e-mail para algum professor ou veja se ela está nas redes sociais que você usa. Pode ter certeza de que ela vai adorar receber notícias suas sempre. No mais, evite torcer o nariz para o pobre coitado (ou pobre coitada) que vai substituir a sua queridinha. Considere que o novo professor provavelmente não tem culpa nenhuma da mudança e também deve estar se sentindo péssimo por ter de encarar uma turma nova, em que não conhece absolutamente ninguém. Então, que tal fazer a boazinha e ajudar o moço ou a moça a se enturmar? Quem sabe não começa assim mais uma grande amizade?

Deu certo comigo:
"Eu tive uma professora de artes que eu adorava e que hoje em dia eu só encontro de vez em quando, nos corredores. Então, a adicionei no Facebook, além de segui-la no Twitter. Daí, de vez em quando, dá para ter uma conversinha. O mais importante é que não perdemos o contato".
Brenda Roseno, 14 anos

#Comofaz se sua BFF saiu da escola
Mesmo que a sua amiga tenha mudado de cidade, de Estado e até de país, é facinho continuar em contato com ela. Dá para conversar todos os dias, várias vezes ao dia, usando Facebook, MSN, Orkut ou Twitter. Mas não vale passar só para dar um "oi": conte segredinhos, compartilhe fotos dos momentos importantes da sua vida, músicas que está curtindo ouvir, enfim, pense em maneiras de permitir que, mesmo à distância, ela continue participando do seu dia a dia. E se você não tem outra best no grupo, tente se aproximar mais das meninas que conhece, até encontrar alguém que tenha muito a ver com o seu jeito de pensar, assim como aconteceu com essa amiga que agora saiu da escola. Você não vai substituí-la, claro. Mas vai ampliar o seu círculo de amizades, o que é sempre muito legal.

Deu certo comigo:
"Minha melhor amiga da escola se mudou de São Paulo para o Rio de Janeiro, mas nós continuamos em contato por MSN, telefone e e-mail. Apesar de ela ser muito minha amiga e eu saber que ela vai fazer falta, vou me esforçar para conhecer outras pessoas. Isso já aconteceu comigo antes, e ter outros amigos por perto me ajudou a superar a saudade."
Marina Rangel, 14 anos

bjoooooos


Nenhum comentário:

Postar um comentário