sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Esse tal de rock

Esse tal de rock
O que é o que é: tem idade para ser seu avô, é cheio de moral com seu pai e se comporta como um garoto bagunceiro? É o rock and roll, que faz aniversário e é cheio de estilo


O rock tem tudo a ver com a fase que a humanidade vive em uma determinada época, só que ao contrário. Calminha, explicamos! Tipo, nos anos 50, era muito ruim um cara andar de calça jeans e camiseta. Isso significava que ele não estava nem aí para os bons modos. Aí vêm os roqueiros e usam só essa roupa. No fundo, o que eles queriam dizer ao usar jeans e camiseta era uma sensação de liberdade e de tentar ver o mundo de outro jeito.

Depois, nos anos 70, cabelo comprido era sinal de pessoa maluca e rebelde. Na década anterior, os estudantes no mundo inteiro protestavam contra as guerras que aconteciam. A dos EUA contra o Vietnã foi a mais famosa delas. O resultado foi que os jovens adotaram o lema de paz e amor, defendiam um mundo sem fronteiras (John Lennon repetiu o mantra em Imagine) e sem governantes, para acabar com a semente da guerra. Os cabelos longos eram uma espécie de protesto de estilo contra o corte curtinho, típico do exército. Nos anos 80, os punks começaram um movimento contra a exploração dos trabalhadores e cantam que a anarquia, a ausência total de governo, era a melhor maneira de viver. Eles usavam roupas e cabelos agressivos, numa tentativa de espantar quem defendia deixar as coisas como estavam. Hoje, o rock anda meio apagadinho. Mas já, já aparece uma banda bacana, com um estilo esquisito e que vai continuar essa história.




Bem, isso não se sabe. Mas é fato que o Dia do Rock é comemorado em 13 de julho. O que não quer dizer que se saibam exatamente quantos anos o rock tem. O dia 13 de julho virou a data oficial porque há 26 anos, uma turma de roqueiros se reuniu para gravar uma música e um clipe. A ideia era dar toda a grana da venda desse disco para o governo da Etiópia, na África, onde as pessoas estavam (ainda estão) morrendo de fome. Por isso, essa iniciativa, chamada Live Aid (algo como "socorro ao vivo") foi revolucionária, como o próprio rock. Daí que o Dia do Rock acabou ficando nesse dia mesmo. Achamos justo!







Os anos 60 foram muito agitados. De um lado tinha a galera mais cabeça, que queria mudar o mundo. Esses amavam rock. De outro lado, havia a turma mais certinha, que achava que as coisas estavam bem do jeito que eram. O rock chegou para mudar isso. E quem foi importante nessa fase foram os Beatles. Suas letras criticavam as coisas ruins do mundo. Em Across the Universe, a diretora Julie Taymor conta exatamente o que acontecia na época e tudo ao som dos Beatles.
http://bit.ly/jcWMWs]


Sabe o som incrível que a doidinha da Lilo ouve, em especial A Little Less Conversation? É um dos trocentos sucesso de Elvis Presley. Ele é considerado o rei do rock. Lindo, deixava as garotas dos anos 50 alucinadas com o rebolado. Os pais não gostavam muito. Ele usava calça justa e camiseta coladona no corpo. Isso é bem normal hoje, mas nos anos 50 não era, não... Dessa época também é legal Chuck Berry e Little Richard.
http://bit.ly/liloelvis



O filme é inteirinho contado a partir das músicas de um grupo sueco, o Abba, que sempre levou fama de brega. Enquanto outros artistas, como Janis Joplin, Bob Dylan e Jimi Hendrix, e bandas como The Doors e Led Zeppellin queriam virar o mundo de cabeça para baixo, e David Bowie criava músicas incríveis e totalmente novas, o Abba pertencia à turma que gostava mesmo de música divertida e sem compromisso. Dancing Queen e Mamma Mia são algumas delas.
http://bit.ly/mammatre


Nos anos 80, os roqueiros britânicos mandaram muito bem. David Bowie, The Smiths, Sex Pistols, The Cure são alguns exemplos. O mundo se dividia entre os punks que queriam quebrar tudo e mudar o mundo na marra, os góticos, que lamentavam o fato de a vida ser tão dura, e um pessoal mais pop, que gostava de se divertir. Em A Garota de Rosa-Shocking, o New Order, uma das bandas mais importantes da época, arrasa. Nos EUA, os Ramones também são muito marcantes. Outra banda muito importante que faz sucesso até hoje e apareceu nessa época é o U2. Vira e mexe tem uma música deles em algum filme por aí.
http://bit.ly/lAO 1eA



O Nirvana é a banda dos anos 90 e não se fala mais nisso. Eles são os representantes oficiais do grunge, um movimento que defendia a volta do rock puro, barulhento e bem básico. Alice in Chains e Pearl Jam também são da turma do grunge. Para ouvir o som dessa época, assista Vida de Solteiro. Outro tipo de som que também fazia muito sucesso na época era o de bandas californianas, como o Red Hot Chili Peppers. Eles participam do filme Caçadores de Emoção, com Keanu Reeves, que tem tudo a ver com essa época. Bandas com músicas mais melódicas como Cramberries, Belle e Sebastian e Frente! formam o batalhão indie, que também ganhou força nessa época.
http://bit.ly/iAvSKX
As lindas Dakota Fanning e Kristen Stewart mandaram muito bem interpretando Cherry Currie e Joan Jett, roqueiras de verdade e fundadoras da banda The Runaways, no longa que tem o nome da banda. Esse foi o primeiro grupo de rock de garotas a fazer sucesso. Outras roqueiras são Suzy 4, Chrissie Hynde, as bandas L7 e Hole. O rock anda meio mais ou menos nos tempos atuais. Bandas e cantores pop, como Lady Gaga, por exemplo, roubaram a cena e estão fazendo o maior sucesso. Grupos como Franz Ferdinand, da Inglaterra, e os norte-americanos dos Strokes e do Arctic Monkeys defendem a honra roqueira.
http://bit.ly/lPNRiM
bjoooooooooooooos!!! rockín`roll

Nenhum comentário:

Postar um comentário